18 de out. de 2011

Quando der vontade comer .. o que fazer?

Quando a vontade bater…

Espere dez minutos. Se você ainda quiser a comida, coma um pouquinho e então espere mais dez minutos. Pergunte-se se isso vai realmente satisfazê-la ou se você preferiria comer, por exemplo, um brownie caseiro depois. Certifique-se de que você vai aproveitá-lo ao máximo.

Coma algo mais inteligente. Quando as guloseimas chamarem sua atenção, descubra uma opção rica em nutrientes que você possa comer no lugar. Iogurte desnatado com algumas nozes tostadas e umas gotas de mel é uma boa alternativa ao sorvete.

Como algo bom com a coisa ruim. Se você quer comer batata frita, mas está de olho no próprio peso, coma uma porção juntamente com alguns vegetais e um molho saudável. Você vai acabar comendo menos fritas, mas ainda assim se sentir satisfeita.

Depois de fazer besteira…

Não se maltrate. Muito frequentemente pensamos “Sou uma péssima pessoa por ter comido aquilo”. Ou dizemos “Bom, já comi as fritas, posso também tomar o sorvete”. Associar comida à culpa ou a emoções negativas pode causar um efeito de bola de neve. Diga a você mesma: “Eu aproveitei minha guloseima e agora parei”.

Limite o prejuízo. Se você virou bebidas açucaradas o dia todo, previna-se de fazer o mesmo no futuro se desacostumando às coisas doces. Jane Roberts sugere misturar 90% de suco ou refrigerante com 10% de água com ou sem gás por alguns dias. Depois, mude a proporção para 80% e 20% e assim por diante até atingir 10% de suco, 90% de água. “Faça uma transição gradual e você mal vai perceber a diferença”.

Pare o “efeito da segunda refeição”. No dia após uma orgia gastronômica, coma meia xícara de cereais altamente fibrosos (de 8 a 10 gramas por porção) com seu café da manhã usual, com o lanche da tarde e depois da janta. “Isso vau ajudar a contrabalancear sua fome aumentada pondo uma camada de fibras que demoram para ser digeridas em seu estômago”, diz Jane. É mais fácil resistir às suas vontades quando se está cheio.

3 comentários:

Jacke disse...

OTIMA AS DICAS VOU SEguir
bjos

Tamires Alves disse...

Otimas dicas essa semana estou precisando mto....... Parabens pelo post

Camila disse...

Perfeito o post!!

Quando estou com muita vontade de comer coisas 'proibidas' eu bebo água antes pra encher o estomago e me satisfazer com uma porção pequena do alimento

geralmente resolve... hahaha

bjos bjos

ótima quinta pra você