29 de nov de 2012

Perigo no salão de beleza


O salão de beleza nem sempre é um ambiente seguro. É preciso ficar atento aos produtos e equipamentos utilizados. O risco de contrair micoses, alergias e até hepatite C é real e quase ninguém se preocupa com isso.

Para começar, ao chegar ao local, observe se as escovas e pentes estão sujos ou com restos de cabelo. Eles devem estar limpos e lavados com detergente.


Preste atenção em você. Quase sempre o corpo dá sinais de que algo não vai bem. Se estiver pintando, alisando ou fazendo permanente no cabelo e sentir irritação nos olhos ou secura na garganta, não seixe de falar ao cabeleireiro. Esses processos utilizam substâncias químicas que podem fazer mal à saúde. O formol, por exemplo, é extremamente agressivo e muitas vezes compõe fórmulas de alisamento, que agridem a pele, os olhos e o aparelho respiratório, causando irritação, endurecimento da pele e até perda da sensibilidade no local exposto.

Na manicure, os palitos e lixas devem ser descartáveis . As bacias, lavadas com detergente. O alicate de unha deve ser esterilizado. Se preferir, leve o seu de casa e, se houver algum corte, limpe imediatamente.

KIT INDIVIDUAL PARA UNHAS

Os dermatologistas afirmam que ter um kit individual para as unhas é a melhor saída para evitar "doenças de salão". Inclua nele alicate para cutícula, lixa e palito. Não compartilhe esses objetos e limpe-os com cuidado.

Alicate
A umidade e os restos de pele que ficam nas lâminas podem contaminar as unhas com fungos e bactérias que causam doenças. Para limpar o alicate, deixe-o de molho por alguns minutos em água fervente ou álcool 70º. Nunca empreste-o.
Lixa e palito
Opte pelos descartáveis, de madeira, e jogue-os fora após o uso.


Na depilação, verifique se a cera é nova e fuja de locais onde ela é reaproveitada. Cera reutilizada pode causar micoses, irritações ou alergias em sua pele. As pinças também devem ser lavadas e esterilizadas


O que deve ter no salão que você frequenta para que seja considerado seguro?

Lavatórios com toalhas de papel, sabonete líquido e lixeira com tampa.
. Toalhas de uso único e individual.
. Produtos dentro do prazo de validade.
. Bacias com protetor plástico descartável.
. Ceras de depilação com registro na Anvisa, nunca reaproveitadas.
. Alicates e espátulas esterilizados em estufa.

fonte:http://mdemulher.abril.com.br/
fonte: http://www.portaisdamoda.com.br

Nenhum comentário: